As lâmpadas de Led são fabricadas para durar bastante e consumir menos energia. Mas ao menos metade das comercializadas não cumpriam o que prometiam. Buscando regularizar através de normas desde 2017, passou a ser exigido o selo de certificação do Inmetro, tornando assim sua compra mais segura com suas informações técnicas certificadas nas embalagens .
Os laboratórios autorizados que fazem parte do processo de certificação, dividem os testes em várias etapas.
Na primeira etapa, numa esfera, é isolada toda a interferência externa do ambiente, para poder medir a quantidade de luz gerada pela lâmpada, ou seja sua eficiência. Nas etapas seguintes também são feitos testes com temperatura de cor, fluxo luminoso, índice de reprodução de cor , grau de abertura, etc…
Dentro de todas essas especificações vamos falar em índice de reprodução de cor que tem a sigla, IRC.
Mas afinal, o que é ?
É a escala de 0 a 100 utilizada para medir a fidelidade de cor que a iluminação reproduz nos objetos, como as cores serão reproduzidas por uma determinada fonte de luz.
Exemplificando, a perfeita fidelidade de cor da luz emitida pelo sol seria 100.
Mas por que escolher uma lâmpada com um índice de reprodução de cor elevado?
Por exemplo no nosso dia a dia, desde a decoração de ambientes, a escolha das frutas em um supermercado, a realização de uma maquiagem, a exposição de quadros e esculturas, a escolha de roupas em uma loja, são exemplos de atividades em que a identificação correta das cores é um dos pontos importantes.
Portanto se você quiser ver as cores reais dos objetos, fique atento ao IRC da lâmpada na hora da compra, seja para sua casa ou para venda e ou demonstração de produtos, sendo esse um dos vários itens a ser observado na hora da escolha de uma lâmpada para determinado local de uso.